O ENSINO DE ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA RURAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tiago Buosi Cássia de Almeida
Marcos Godoi

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma experiência de ensino com o atletismo nas aulas de Educação Física, bem como promover reflexões sobre a prática e os benefícios da mesma para formação do aluno. A metodologia baseou-se em uma autoetnografia, sendo que um dos autores agiu como professor-pesquisador, desenvolvendo as aulas de atletismo com uma turma de alunos mista, do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal rural em Araputanga-MT. Dentre os resultados alcançados, podemos destacar que: esta experiência oportunizou aos alunos novos conhecimentos teóricos e práticos do atletismo; o professor e alunos criaram materiais pedagógicos alternativos; os alunos desenvolveram suas habilidades motoras, capacidades físicas, a comunicação verbal e a expressão artística (desenhos) sobre o atletismo na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Ciências da Saúde

Referências

BOSSLE, Fabiano; MOLINA NETO, Vicente. No “olho do furacão”: uma autoetnografia em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 31, n. 1, p. 131-146, out. 2009.

BRAGADA, José. O atletismo na escola: proposta programática para abordagem dos lançamentos leves. Horizonte - Revista de Educação Física e Desporto, v. 27, p. 1-12, jun./jul. 2000.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
COSTA, André. Atletismo. In: Educação Física na escola primária. Volume II Iniciação Desportiva. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1992.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física e o conceito da cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GOMES, C. L. J. O atletismo como conteúdo pedagógico e formativo. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Londrina, 2008.

JESUS, Mario Louzada de; DEVIDE, Fabiano Pries. Educação Física escolar, coeducação e gênero: mapeando representações de discentes. Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 123-140, set./dez. 2006.

KIRSCK, August; KOCH, Karl; ORO, Ubirajara. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.

KUNZ, Eleonor. Práticas didáticas para um “conhecimento de si” de crianças e jovens na Educação Física. In: KUNZ, Eleonor (org.). Didática da Educação Física 2. 3 ed. Ijuí-RS: EdUnijuí, 2005, p. 15-52.

KUNZ, Eleonor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4 ed. Ijuí-RS: EdUnijuí, 2001.

KUNZ, Eleonor (org.). Didática da Educação Física 1. Ijuí-RS: EdUnijuí, 1998.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2. ed. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2009.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MOYLES, Janet R. Só brincar?: o papel do brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OLIVEIRA, Maria Cecilia Mariano de. Atletismo Escolar: uma proposta de ensino na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.