ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O APLICATIVO MOSAIK 3D.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sidinei Cruz Sobrinho
Janaíne Della Santa

Resumo

A pesquisa realizada partiu do pressuposto da importância em alfabetizar os estudantes cientificamente, obter mais estudos em ensino de astronomia e relacioná-los com as tecnologias na educação. Assim, buscou verificar, por meio de uma proposta didática, a possibilidade de desenvolvimento da alfabetização científica, no ensino de astronomia, a partir do aplicativo Mosaik 3D: sistema solar. A proposta didática ficou estruturada em problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento, utilizando como recursos o Vysor, Mosaik 3D: sistema solar e questionário. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada na rede pública municipal de ensino, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental dois, na disciplina de Física. Para chegar aos resultados foram analisados diálogos entre os estudantes a respeito do assunto e os questionários respondidos por eles. O estudo apontou validade para a pesquisa, salientando a necessidade de pesquisas na área de formação continuada dos professores em relação as tecnologias na educação. A presente pesquisa é resultado do trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagens e Tecnologias na Educação, no IFSUL campus Passo Fundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Multidisciplinar
Biografia do Autor

Janaíne Della Santa, Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação - IFSUL - campus Passo Fundo - RS.

Graduada em Física Licenciatura - UPF - campus Passo Fundo. Especialista em Linguagens e Tecnologias na Educação - IFSUL - campus Passo Fundo - RS.

Referências

ALBINO, João Pedro; BITTENCOURT, Priscilla Aparecida Santana. Uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 205-214, 2017.
ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; OLIVEIRA, Paulo Robson Leite de. A temática astronomia nas publicações da área de ensino de ciências: um olhar sobre a abordagem histórica. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10, 2015, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2015.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1998.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lucia Helena. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre – Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, n. 2, p. 88-95, 2012.
DARROZ, Luiz Marcelo; HEINECK, Renato; PÉREZ, Carlos Ariel Samudio. Conceitos básicos de astronomia: uma proposta metodológica. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 12, p. 57-69, 2011.
FILHO, José de Pinho Alves; MILARÉ, Tathiane. Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Minas Gerais, v. 12, n. 2, p. 101-120, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa em ciência social. São Paulo: Atlas, 2008.
KOCH, Marlene Zimmermann. As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino – aprendizagem. 2013. Monografia (Especialização Lato Sensu a distância em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Sarandi, 2013.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 1-11, 2010.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Minas Gerais, v. 14, n. 3, p. 41-59, 2014.
NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Eliane. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 1-9, 2014.
SASSERON, Lucia Helena. Alfabetização científica no ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1994.