Avaliação da Qualidade do Concreto em Pilares do IFMT, Campus Cuiabá, por Meio de Ensaios Não Destrutivos

  • Bruno Leandro dos Santos Santos IFMT - Campus Várzea Grande
  • Alberia Cavalcanti Albuquerque IFMT - Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva
  • Angela Santana Oliveira IFMT - Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva

Resumo

As estruturas de concreto armado, não diferente de qualquer material possuem uma vida útil e com o passar do tempo elas sofrem um processo natural de deterioração devido às muitas ações às quais estão expostas, por exemplo, a ação das intempéries. O estudo de caso apresentado neste trabalho foi realizado nos prédios que fazem parte da estrutura física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá, visando determinar a atual condição das estruturas por meio de ensaios não destrutivos, estabelecendo uma correlação entre os mesmos. As estruturas em questão foram construídas em diferentes épocas da história do Instituto, além disso, estão situadas em local com alta incidência de calor em boa parta do ano, fazendo com que as mesmas estejam em constante processo de dilatação/contração. Nesses casos, uma avaliação para determinar a integridade das estruturas é de extrema importância, a fim de preservar a segurança dos usuários. Este trabalho mostra passo a passo a avaliação de pilares por meio de métodos não destrutivos. Tais métodos foram adotados levando em consideração os equipamentos disponíveis para a realização dos ensaios e também visando não causar grandes perturbações na estrutura devido as mesmas estarem em plena atividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Leandro dos Santos Santos, IFMT - Campus Várzea Grande
Eng. Civil e Tecnólogo em Controle de Obras
Alberia Cavalcanti Albuquerque, IFMT - Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva
Profa. Dra. Departamento de Construção Civil
Angela Santana Oliveira, IFMT - Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva
Profa. Dra. Departamento de Construção Civil

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro. 2014.
______. NBR 7584 - Dureza do concreto pelo esclerômetro de reflexão. Rio de Janeiro. 2012.
______. NBR 8802 - Concreto Endurecido - Determinação da Velocidade de Propagação de Onda Ultra-Sônica. Rio de Janeiro. 2013.
DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes. Manual de recuperação de pontes e viadutos rodoviários. Rio de Janeiro. 2010. 137p.
MEHTA, P.K., MONTEIRO, P.J.M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3a. ed. São Paulo. IBRACON. 2008. 674p.
MENEGUETTI, L.C. Avaliação de estruturas acabadas. Cascavel. PR. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2009. 34p.
NAIK, T.R. The break-off test method. In Malhotra V.M., CARINO N.J. Nondestructive testing of concrete. 2 ed. cap. 4. Flórida. EUA. crcp. 2004. P. 1-14.
NEPOMUCENO, M.C.S. Ensaios não destrutivos em betão. Tese (Livre-docência). Universidade da Beira Interior. Covilha. Portugal.1999. 469p.
SAHUINCO, M.H.C. Utilização de métodos não destrutivos e semi-destrutivos na avaliação de pontes de concreto. Dissertação (Mestrado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2011. 170p.
SILVA FILHO, L.C.P., CAMPAGNOLO J.L. Ensaios de avaliação de estruturas acabadas. Caderno LEME 07. Escola de Engenharia. UFRGS. 2001
Publicado
17-01-2017
Como Citar
SANTOS, Bruno Leandro dos Santos; ALBUQUERQUE, Alberia Cavalcanti; OLIVEIRA, Angela Santana. Avaliação da Qualidade do Concreto em Pilares do IFMT, Campus Cuiabá, por Meio de Ensaios Não Destrutivos. Profiscientia, [S.l.], n. 10, jan. 2017. ISSN 1806-0285. Disponível em: <http://www.profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/index.php/profiscientia/article/view/119>. Acesso em: 20 nov. 2017.
Seção
Artigos