Obtenção das Dimensionalidades dos Atratores das Séries Meteorológicas de Superfície do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá

  • Lúcio Ângelo Vidal IFMT campus octayde

Resumo

Os objetivos desta pesquisa foram caracterizar climatologicamente as séries meteorológicas de temperatura, pressão, umidade relativa, intensidade do vento e precipitação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá (DTCEA-CY) no período de 25 anos e obter a dimensionalidade do atrator das séries caso cada uma delas o possuam. A temperatura e a velocidade do vento tiveram o menor e o maior valor da dimensão de correlação respectivamente. Em relação à precipitação, concluiu-se que seu caráter é completamente aleatório.

 

Palavras-Chave: Dimensão de Correlação; Variáveis Meteorológicas e Atrator

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Lúcio Ângelo Vidal, IFMT campus octayde
Lúcio Ângelo Vidal e Sérgio Roberto de Paulo
Publicado
17-01-2017
Como Citar
VIDAL, Lúcio Ângelo. Obtenção das Dimensionalidades dos Atratores das Séries Meteorológicas de Superfície do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá. Profiscientia, [S.l.], n. 10, jan. 2017. ISSN 1806-0285. Disponível em: <http://www.profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/index.php/profiscientia/article/view/115>. Acesso em: 20 nov. 2017.
Seção
Artigos