Obtenção das Dimensionalidades dos Atratores das Séries Meteorológicas de Superfície do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá

Conteúdo do artigo principal

Lúcio Ângelo Vidal

Resumo

Os objetivos desta pesquisa foram caracterizar climatologicamente as séries meteorológicas de temperatura, pressão, umidade relativa, intensidade do vento e precipitação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá (DTCEA-CY) no período de 25 anos e obter a dimensionalidade do atrator das séries caso cada uma delas o possuam. A temperatura e a velocidade do vento tiveram o menor e o maior valor da dimensão de correlação respectivamente. Em relação à precipitação, concluiu-se que seu caráter é completamente aleatório.

 

Palavras-Chave: Dimensão de Correlação; Variáveis Meteorológicas e Atrator

 

Detalhes do Artigo

Como Citar
VIDAL, Lúcio Ângelo. Obtenção das Dimensionalidades dos Atratores das Séries Meteorológicas de Superfície do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá. Profiscientia, [S.l.], n. 10, jan. 2017. ISSN 1806-0285. Disponível em: <http://www.profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/index.php/profiscientia/article/view/115>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Seção
Artigos