O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Os direitos autorais do artigo agora pertencem a revista.
  • A autoria não está presente no corpo do texto ou na identificação do arquivo.

    Para garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão a esta editora, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores , editores e revisores ( que carregam documentos como parte de sua revisão ) verificando se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e as propriedades do arquivo :

    Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto ou qualquer outra informação que possibilite identificá-los.

    Nos arquivos PDFs, os nomes dos autores devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal.
  •  A Revista Profiscientia utiliza software de verificação de similaridade (CopySpider). Nas situações em que o editor de seção detectar similaridade maior ou igual a 3%, o manuscrito será devolvido ao(s) autor(es).

A publicação de um artigo implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à Revista Profiscientia.


Os manuscritos submetidos devem ser textos que apresentam resultados originais de trabalhos de investigação e/ou de reflexão teórico-metodológica.


Os autores deverão verificar se os originais estão em conformidade com as normas da Revista. Manuscritos submetidos fora das normas serão recusados.


Para a submissão, os autores deverão observar os seguintes aspectos:


Tutorial como fazer sua submissão.


Os artigos submetidos obrigatoriamente precisam estar no modelo para publicação da Revista Profiscientia para serem avaliados.


Todo o texto do artigo deve utilizar a fonte Times New Roman.


Título em português: deve ser digitado na fonte tamanho 16, em negrito, com todos os caracteres em letras maiúsculas, com espaçamento simples, alinhamento justificado a esquerda e ter no máximo 20 palavras.


Título em inglês: deve ser digitado na fonte tamanho 12, regular (normal), com todos os caracteres em letras maiúsculas, com espaçamento simples, alinhamento justificado a esquerda, com um espaço simples de tamanho 16 do título em português.


Autores: O artigo deverá ter no máximo 03 autores.


Resumo: em português, digitado em tamanho 12, entrelinhas simples, contendo no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. Além disso, deve conter 03 palavras-chave. Deve vir acompanhado de sua versão em inglês (abstract).


Texto do manuscrito: deve constar introdução, material/métodos, resultados e discussões, conclusões/considerações finais e referências.


Extensão: o texto do manuscrito deve ter no mínimo de 10 e máximo de 20 páginas. É essencial que o texto tenha passado por revisão textual (ortográfica e gramatical) e das normas da ABNT antes da submissão à Revista Profiscientia.


Formato: o texto deve ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1.5, inclusive nos parágrafos, página tamanho A4 (297x210mm). As margens superior e esquerda devem ter 3 cm e as margens direita e inferior 2 cm. O manuscrito deve ser submetido no formato PDF. Os nomes dos autores devem ser retirados do corpo do texto, assim como qualquer informação que possa identificá-los.


Citações: para citações diretas com mais de 3 linhas, deve-se usar fonte tamanho 10, e observar o recuo de 4 cm da margem esquerda do texto. Todas as citações devem seguir as normas da ABNT.


Imagens, fotografias, elementos gráficos: as tabelas, ilustrações devem ser enviadas no corpo do texto e claramente identificadas, conforme normas da ABNT. As imagens e os elementos gráficos devem ser apresentados em formato JPG ou TIFF, com no mínimo 600 dpi de resolução. O autor é responsável pela imagem enviada e deve manter sob sua guarda a autorização de qualquer imagem usada, para se solicitado pela revista, entregá-la. Imagens que contenham texto devem vir com letras em tamanho compatível com o texto do manuscrito, para possibilitar boa visualização.


Referências: as referências devem ser digitadas em ordem alfabética no final do texto e devem seguir as normas da ABNT.


Marcadores: em caso de utilização deverá ser utilizado o mesmo marcador ao longo do texto para que haja uma padronização.


Notas de rodapé: devem se restringir ao mínimo necessário. Somente serão aceitas notas de rodapé explicativas. Não são aceitas notas de rodapé que contenham apenas referências.


Usar itálico com moderação e, preferencialmente, quando se referir a termo ou a expressão em língua estrangeira.